UX Experiência do Usuário / Visitante - Schulenburg Soluções Web

Experiência do Usuário/Visitante

O UX, ou User Experience, é um dos pilares fundamentais para um bom desempenho em qualquer site. Ao colocar o usuário em primeiro lugar, é possível alcançar melhores resultados. O conceito de UX é muito utilizado pelos profissionais de design, junto ao UI Design, mas também se aplica a outros pontos importantes para o site. Neste post você vai encontrar o que é UX, como funciona e, porque é importante investir em experiência do usuário.

UX? (Experiência do Usuário)

A sigla UX vem de User Experience (Experiência do Usuário), usada para se referir a uma estratégia de design que prioriza uma boa experiência para quem interage com o software. O conceito de “experiência do usuário” pode ser aplicado às mais diversas áreas do seu site ou software. 

O objetivo é que as interações do usuário com a interface seja a mais prazerosa possível. Sendo assim, a navegação deve ser simples e intuitiva, o texto deve ser fácil de interpretar, o carregamento da página deve ser rápido, entre outros fatores, elevando assim a Experiência do Usuário.

Preocupar com UX (Experiência do usuário) do seu site?

É por meio das pesquisas de UX — feitas para entender o que agrada o seu público-alvo — que podemos entregar o melhor produto possível ao usuário. Ao navegar em um site ou software de fácil interação, realizando ações sem dificuldade e encontrando as informações que precisa, o usuário poderá se fidelizar. Assim, podemos alcançar metas de forma mais eficiente, além de ter um site ou software que corresponda aos valores da marca e expectativas dos usuários.

Áreas de UX?

A principal área do UX (Experiência do Usuário) é o UX Design, que se responsabiliza pelas definições de design do site ou software. Porém, com o design entram outros requisitos igualmente importantes para a experiência do usuário. 

UX Writing>

É um conjunto de estratégias para a redação de textos inseridos em um design voltado para a Experiência do Usuário. Além das cores, interações e navegação da página, o texto também é muito importante para guiar o usuário na sua conversão. O UX Writing é aplicado, principalmente, na redação de textos informativos, botões e demais instruções que podem ser necessárias na página. O seu objetivo é guiar o usuário com uma linguagem acessível e texto sucinto.

Diferenças entre UI e UX?

O UI Design (User Interface Design) trabalha em conjunto com o UX, ambos visando a melhor experiência possível com uma determinada interface. Porém, o que diferencia os dois trabalhos é que o UI se volta mais para o funcionamento interno, como fluxo de ações do usuário, funcionalidades da página, como os recursos devem reagir à interação.

Já o UX analisa a parte visual do design e também trabalha com pesquisas, identificando a experiência do usuário em interações anteriores e tenta compreender o que o usuário espera ao interagir com aquele site ou software.

Experiência do Usuário e Otimização SEO - Schulenburg Soluções Web - Blumenau, SC
Experiência do Usuário e Otimização SEO – Schulenburg Soluções Web – Blumenau, SC

Diferença entre UX e CX?

Ambos os setores priorizam a experiência, mas em aplicações diferentes. Enquanto o UX se preocupa com o usuário, uma representação da persona do site ou software, o CX (Customer Experience) se volta para a experiência do consumidor (cliente). Sendo assim, o CX irá acompanhar a experiência do cliente durante toda a sua jornada de consumo, desde o primeiro contato até a pós-venda.

Vantagens de usar UX no seu site?

O investimento em desenvolvimento de sites ou softwares com UX é indispensável. É com uma estratégia eficiente de UI e UX que o seu site pode se destacar e conquistar o seu público-alvo. Ao priorizar a usabilidade, o seu site pode se beneficiar com:

Aumento do tráfego orgânico

O SEO é o principal elemento para atrair tráfego orgânico, mas esse conjunto de técnicas anda lado a lado com o UX (Experiência do Usuário). Ambos priorizam a organização dos elementos na página, velocidade de carregamento e qualidade da informação. Assim, é mais fácil atrair usuários de forma orgânica.

Aumento do tempo de permanência no site

Um site mais atraente e fácil de navegar convida o usuário a permanecer ali, seja com um conteúdo interessante ou ao oferecer outras páginas para navegação. Assim, aumenta-se o tempo de permanência no site, guiando o usuário a conhecer outros conteúdos disponíveis. Resumindo, a Experiência do Usuário é um importante ponto a ser considerado.

Aumento das conversões

Se o usuário se sente mais confortável ao navegar no site, ele muito provavelmente irá realizar ações de conversão. Para isso, os objetivos de conversão devem ser claros e definidos antes do desenvolvimento do design. Assim, os profissionais de UX podem guiar o usuário até a conversão. Isso é fundamental para telas com formulários, assinatura de newsletter e até mesmo para um bom e-commerce com visual atraente e de boa navegação entre os produtos.

Fidelidade do usuário

Um bom design UX irá fidelizar o cliente, convidando-o a voltar ao site mais vezes. Além de oferecer uma interface amigável, invista também no posicionamento da marca, tornando-se referência naquele nicho. Dessa forma, mais usuários se tornarão clientes fidelizados, podendo até mesmo indicar o seu site para outras pessoas.

Como o UX é feito?

O trabalho do UX Design passa por diversas etapas durante o processo de desenvolvimento de um site ou software. Entre as principais etapas, o seu site deve ser entregue com os seguintes processos:

Arquitetura da informação

A arquitetura da informação é essencial para garantir a navegabilidade do site. Antes de definir como será o visual, devemos desenhar quais caminhos o usuário irá passar para encontrar o que deseja. Com uma boa arquitetura da informação, o conteúdo estará distribuído de uma forma intuitiva ao usuário, facilitando o seu acesso e navegação no site.

Fluxos das tarefas

O fluxo de tarefas é o passo a passo com o que é preciso ter no site. É a partir dele que definimos quais páginas, funções e informações o site, ou software, terá. Com ele podem surgir outras documentações, como o wireflows e fluxo de usuário.

Criação de Sites Profissionais e Otimizações SEO - Schulenburg Soluções Web - Blumenau, SC
Criação de Sites Profissionais e Otimizações SEO – Schulenburg Soluções Web – Blumenau, SC

Projeto de interação

Nesta etapa entra em ação o conceito de Design de Interação (IxD). Esse conceito é uma área específica do estudo da experiência do usuário, utilizada tanto por designers quanto por profissionais de TI. É com o Design de Interação que são criados os wireframes, mockups ou protótipos do seu site (versões de teste).

Assim, os profissionais envolvidos no projeto podem testar diferentes interações do usuário com a interface, desenhando o seu caminho de conversão e criando interações esperadas pelo usuário (como um efeito de “clique” ao clicar sobre um botão, ou um drop down ao abrir um accordion).

Wireflows

Durante a documentação do projeto de UX Design, o wireflow é o documento que permite visualizar como serão as páginas e quais ações os usuários devem ter em cada uma. Esse documento une o conceito de wireframe (desenho de como será a página) e de user flow (fluxo do usuário, com as definições de interação).

Embora o user flow possa ser suficiente em muitos casos, o wireflow oferece uma visualização otimizada dos processos, facilitando a apresentação.

Sitemaps

 Diferente do Sitemap convencional, o sitemap de UX Design funciona verdadeiramente como um mapa visual do site, elencando todas as páginas que estarão no site e qual será o conteúdo de cada uma. Para isso, o sitemap pode ser apresentado na forma de um fluxograma, criando conexões entre páginas e visualizando a hierarquia do conteúdo.

Invista em UX Design

Um projeto de desenvolvimento de site deve contar com um bom planejamento de UX. Por isso, muito além de entender o que é UX, a sua empresa deve investir em qualidade para o desenvolvimento dos seus produtos e projetos.

A melhor forma de garantir a qualidade é com profissionais altamente qualificados para isso.

Converse com um de nossos especialistas.

Recomendação: Foco Local = SEO Local + Site Profissional

Recomendação: Site WordPress + SEO (Tráfego Orgânico)

Compartilhe o Conteúdo!

Picture of Schulenburg Soluções Web

Schulenburg Soluções Web

A Schulenburg Soluções Web é uma Agência de Marketing Especializada em SEO Otimizações para Motores de Buscas, e Criação de Sites Profissionais para Desempenho. Seu Negócio nas Melhores Posições das Pesquisas do Google.

Postagens Relacionadas:

Criação de Sites Guia Completo para Alcançar o Sucesso
Sites

Criação de Sites

Criação de Sites: Entenda pontos determinantes entre o Fracasso e o Sucesso de um Site, e começe seu site do jeito certo.

Ranquear no Google - Melhorar Desempenho em Pesquisas
SEO

Ranquear no Google

Ranquear no Google: Como melhorar o ranqueamento de seu site no google e ter mais visibilidade, acessos, e mais Oportunidades de Negócios.

plugins premium WordPress