O que é Backlink?
Entendendo O que é Backlink: Basicamente Backlink é um Link posicionado dentro de um texto sobre um determinado assunto, que o leitor poderá clicar, e ao fazê-lo, será levado a uma outra página com assunto relevante ao assunto que o leitor estava fazendo a leitura.
Supondo que o leitor estava lendo um texto sobre SEO, e no meio do parágrafo ele notou que havia um link numa parte que dizia Agência Especializada em SEO em Blumenau/SC, ao clicar nesse link o site indicado no link será aberto no navegador e o leitor saberá mais sobre o assunto original da leitura.
Nesse Caso o Site com o conteúdo original, ao colocar um Backlink, está passando uma referência de que o Site que está no Backlink tem conteúdo relevante sobre o assunto. Mecanismos de Busca ao perceberem Backlinks direcionando para o seu site, analisam a quantidade e a qualidade dos Backlinks e interpretam isso como um Sinal para Ranqueamento do Site nas Pesquisas.
Para que Serve?
Agora que você entendeu mais sobre O que é um Backlink, ele serve para indicar aos mecanismos de buscas que o Site mostra conteúdos relevantes, e com isso os mecanismos de buscas entendem que o Site “A” está passando uma Indicação para o Site “B”, no caso do site “B”, a cada Backlink que ele recebe, a autoridade do site sobe, e quanto melhor a autoridade do site, melhores as chances de alcançar boas posições no ranqueamento.
O que é Backlink Você já sabe, Agora Veremos que existem 2 Tipos de Backlink.
Basicamente existem dois tipos de Backlinks:
- follow – Siga…
- nofollow – Não Siga…
Ambos ao estarem inseridos num texto, direcionam o leitor / visitante para um outro site indicados por eles, com conteúdo relevante. Ou seja levam tráfego ao site que é indicado no Backlink,
Diferenças entre follow e nofollow:
- follow: Leva o Leitor/Visitante para o Site Indicado, e Passa Autoridade para o Site.
- nofollow: Leva o Leitor/Visitante para o Site Indicado, mas Não Passa Autoridade para o Site.
Para Aumentar a Autoridade e Aumentar o Tráfego do seu Site é recomendado utilizar Backlinks do tipo follow, caso deseje especificamente Aumentar o Tráfego, poderá utilizar Backlinks do tipo nofollow.
Estratégias para Melhorar o Ranqueamento do Site:
Depois de entender o que é backlink, você também viu para que ele serve, e com isto, deve ter notado a importância que os Backlinks tem para poder aumentar a Autoridade do seu Site.
Nos dias Atuais é Vital para ter Chances de Melhor Posicionamento em Pesquisas, saber o que é Backlink, fazer uso deles, que são técnicas de SEO (Search Optimization Engine) – Otimização para Mecanismos de Buscas, por isso todo o site deveria ser construído pensando em SEO desde o princípio.
Nossa Agência de SEO e Sites Profissionais atua nestes dois segmentos, SEO e Sites Profissionais, e poderá orientá-lo da melhor forma sobre a Otimização do SEO de seu Site, além de fornecer informações Importantes sobre o Assunto, bem como sobre Backlinks.
Estratégias Úteis:
- Manter o SEO do seu Site Otimizado,
- Site Intuitivo, Atrativo, Layout Fluído,
- Cuidar da Acessibilidade e Desempenho,
- Imagens Relevantes aos Assuntos com as propriedades preenchidas,
- Dispor de Conteúdos Relacionados, para utilizar Links Extras,
- Aplicar Estratégias de Conversão,
- Encontrar Parcerias (Negócios Similares ao Seu) para Troca de Backlinks, Artigos,
- Conteúdos Claros e Objetivos, e Relevantes para seus Leitores / Visitantes,
Ferramentas Recomendadas:
Além do Google Search Console, Google Analytics, e Planejador de Palavras Chave do Google, é muito interessante a utilização de algumas ferramentas para Avaliar o SEO do seu Site, Fazer o Acompanhamento de Perto, e também para Analisar o SEO dos seus concorrentes, citaremos algumas Abaixo:
- SE Ranking
- Ahrefs
- Semrush
- Screamingfrog
Você poderá encontrar facilmente informações sobre elas realizando uma simples pesquisa no Google, ou Buscador de sua preferência, em nossa agência usamos pelo menos 3 destas ferramentas. Todas elas são muito interessantes, buscando seus dados na base de dados do google, porém a forma com que analisam esses dados é diferente do google Analytics, bem como diferente entre elas. Por isso recomendamos que não fique refém, ou utilize apenas uma ferramenta, teste outras, e verifique o que trazem de informações úteis.